segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Presente de Anjo ou de Grego???

Liderança...

Uns atribuem a habilidade de liderar à um Dom, um talento natural de algumas pessoas, outros dizem que é uma Arte que pode ser aprendida, o fato é que saber liderar é uma responsabilidade delicada e que exige muito mais generosidade e inteligência emocional do que pensamos.
Uma liderança ruim acaba com toda a motivação e empenho de uma equipe, por melhor que seja. Faz toda a diferença na prosperidade da empresa e no dia-a-dia dos funcionários. Eis o evento que me motivou a escrever este post.
Meu chefe está conseguindo fazer isso... Podemos cumprir os nossos papéis com todo carinho, ele sempre dá um jeito de julgar-nos oportunistas ou incompetentes, pela menor razão, além de não reconhecer (jamais) nossos acertos.
Infelizmente, esse ano resolveram agir assim na empresa em que eu trabalho (acreditando que seriam mais produtivos dessa forma), decidiram por consequência estar sozinhos, obter o mínimo dos funcionários, não fazer esforço para serem agradáveis e preocupados com o bem estar da equipe, colocar a responsabilidade do sucesso da empresa nas mãos dos funcionários sem dar-lhes boas condições de trabalho e punindo-os pelo menor deslize (em seu ponto de vista).
Sabe aquela postura em que o empregador cruza os braços e deixa a responsabilidade de fazer a grana toda pro empregado, e se ele fizer algo de que não goste, humilha-o e destrata-o??? Discurso de menino mimado e incapaz de ser gentil.
Penso em dar-lhe de presente um livro que fala sobre liderança... "O Monge Executivo", de James C.Hunter... Há quem o considere comercial, mas ele nos convida a fazermos reflexões profundas sobre nossos valores, relacionamentos, responsabilidades, sobre o significado da palavra "autoridade".
Leva-nos a perceber que a autoridade não é algo que se impõe, é algo que se conquista... e dá exemplos de como isso funciona dentro de uma empresa. Diferenciando bem autoridade de autoritariedade.
Hunter descreve a liderança como a habilidade de influenciar as pessoas para que trabalhem de forma livre, modo pelo qual visa atingir os interesses, sugerindo ainda uma pirâmide inversa de poder na qual os clientes são os verdadeiros chefes de uma empresa, portanto os funcionários que os atendem devem ter plenas condições para trabalharem bem, atribuindo assim ao chefe a função de servir aos seus funcionários (nos aspectos físico, material e emocional, esboçando aspectos que devem estar satisfatórios na vida dos mesmos para que o esforço seja válido).
O autor lembra que ser líder não é ter poder, fazer com que outros lhe obedeçam sem questionar, mas possuir a autoridade de pedir e ser atendido, sem utilizar de chantagem, fazendo ainda um paralelo entre amor e liderança. Para ele, líder é aquele que compreende, deseja o bem estar de seu funcionário, ama-o, sabe ouvir, e acima de tudo serve-o.
Ainda não tive oportunidade de estar do outro lado, compreendo que não seja fácil, entretanto não me parece interessante trilhar o caminho mais difícil. Agir com terror, ameaças e punições é uma forma antiga e sabida fracassada de administração.
Não estou aqui fazendo propaganda de livro algum, até aceito sugestões dos leitores caso conheçam outras boas obras do gênero. Sei que existem obras excelentes que podem ajudar (muito) a empresa a ter sucesso, estou apenas sugerindo às pessoas que têm essa difícil oportunidade e responsabilidade de liderar que se preparem para isso, basta um pouco de disposição e humildade para enxergar novos horizontes e ouvir mais.
Ajudem as pessoas a trabalharem em seu favor, com ânimo e desempenho máximo. Certamente dessa forma sua empresa vai prosperar, com ou sem crise mundial. A maior segurança que o empregador pode ter de sucesso é uma equipe de qualidade, sólida, comprometida e satisfeita.

Para mim continuam valendo profissionalismo, ética, honestidade, generosidade, simpatia, união... valores que devem pautar nossa prática e nossas relações para que possamos trabalhar bem juntos...
Sou ingênua e romântica demais??? (Sim)
Será que ele vai interpretar mal este presente??? (Sim)
Estão vendo só como é cabeça dura??? (SIM)

É bem mais fácil reclamar do presente do que se propor a fazer essa auto-avaliação...

(Cansei de chorar por tamanha ignorância...)

Posso até ser uma Anja Grega, mas dou o meu recado...

4 comentários:

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

Quando D-us dá um dom, ele também dá um látego.

Na verdade, ser mandado é que é o chato. bom mesmo é mandar.

Marina disse...

Oi Lu...
Na verdade não é exatamente ser mandada que me incomoda...
Me incomoda não ser ouvida....
Mas deve ser esse mesmo o meu castigo, como vc disse..
Super Beijo!! ;)

Adriano Pires de Campos disse...

Mari, acho de uma coragem impressionante um post como esse. Expor situações que nos incomodam não é tarefa simples, ainda mais quando falamos de ambientes profissionais. Acho que você está certa, há certos valores que deveriam ser obrigatórios na relações de trabalho... ética, honestidade, simpatia, união. Acho que esses são os tais dons que alguns recebem, outros definitivamente não. Franqueza e sinceridade também fazem parte desses dons e é isso que você mostra tão abertamente nesse post. Para aqueles que não possuem esses dons, o aprendizado é sempre possível e suas palavras são uma ajuda e tanto nesse sentido. Beijos admirados por mais esse texto ;)

Marina disse...

Cá estamos falando sobre ética.. isso vale mais um post...rsrs

Muitos considerariam-me antiética exatamente pelo meu excesso de franqueza e sinceridade.. Por expor os problemas e feridas como faço aqui...
A vocês, saibam que não faço por mal, escrevi esse post porque não sou ouvida lá, e acredito mesmo que podem melhorar a sua forma de liderar e administrar a empresa...
Essa semana eu aprendi que médico é médico, professor é professor, empresário é empresário...
O ponto de vista dele é bem diferente do meu, e quem sou eu pra julgar-me correta sempre (embora tente)? No entanto é preciso ter mente aberta pra reconhecer quando pode estar errado, pra ouvir oq as pessoas nos dizem ao invés de interpretar as coisas como bem entendemos
Por isso sugeri o livro... Informar-se, preparar-se é essencial...
Pra não quebrar as pernas de quem os apóia tanto.... de quem corre junto ou até mais do que eles....
Como ocorreu comigo, como está ocorrendo com os demais colegas...

Eis o meu presente...
Meu profundo desejo de que revejam seus conceitos, melhorem e prosperem...

Se minhas palavras inspirarem as pessoas como você disse, ótimo...

Embora toda essa admiração seja suspeita, você sabe bem que é recíproca... :)
Viu?!?! :)

Montes de beijos, meu amor...